por que poesia tem nada haver?



Por que poesia tem nada haver?

antigo bar do campo do Funil












É lógico que, à primeira vista, parece um erro grotesco de português, mas é, na verdade, um artifício para chamar atenção e um convite ao pensamento. Eu sei que pode ser um pouco difícil para quem olha tudo superficialmente e está acostumado com o mau uso geral de nossa língua. Mas, não é o caso do nome do meu blog.
Basta ter um olhar menos preconceituoso e destruidor sobre os feitos e alegrias alheios. O nome do blog foi copiado da minha eterna coletânea de poemas, ainda não publicada em livro, que, neste ano, acabei substituindo por personal godding’.
Se eu tivesse dito ‘poesia tem nada a ver’, estaria desdenhando de meus próprios poemas. É óbvio que não foi o que eu quis dizer. Quis apenas tentar atrair a curiosidade dos leitores. E usei um artifício comum, já bem utilizado. O Ultraje a Rigor, por exemplo, fez bastante sucesso com sua canção ‘Inútil’, cujo refrão garantia que ‘a gente’, os brasileiros, ‘somos inútil’. O erro de concordância caiu como uma luva para ilustrar o quanto a administração pública (a responsável direta pela distribuição dos recursos) deixa a desejar, principalmente no tocante à qualidade da educação.
Se tivessem dito ‘nós somos inúteis’, não teriam agradado tanto.
O que quer dizer, então, o título? Quer dizer que toda a poesia, no sentido de fantasia, enlevo do pensamento, capacidade de abstração e sensibilidade, só existe e só é produzida, em suas várias modalidades, porque o vazio existencial assola todos os seres viventes, na proporção direta do humanismo de cada indivíduo. O homem conhece o ‘nada’ e o teme, todo ser humano tem medo de deixar de existir um dia, de não possuir mais seu próprio ‘eu’.
O título diz que o fato de nada existir é que causa a poesia, a abstração lírica. Se não tivéssemos tanto medo da temporalidade, não pensaríamos tão profundamente.
O conhecimento do conceito de nada causa poesia, ou, ‘poesia tem nada haver’.

Obrigado e parabéns.

31.08.2015


Quer ouvir meu som?
Algum Rock & Reggae - Roberto Jr.





  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

16 o esquiza (acc)

esquenta a cabeça comigo não

o que aconteça